Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Diomedeidae
 Gray, 1840
Espécie: T. cauta

Nome Científico

Thalassarche cauta
(Gould, 1841)

Nome em Inglês

White-capped Albatross


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Albatroz-arisco

Ave da oceânica austral da família Diomedeidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) thalassa = mar; e de arkhë, arkhö = força, comando, governar; thalassarche = governador do mar; e do (latim) cautus = tímido, cauteloso, arisco. ⇒ Governador do mar arisco ou governador do mar cauteloso.

Características

Mede de 90 a 99 centímetros, envergadura entre 220 e 256 cm, peso entre de 3,4 a 4,4 kg. Ave branca com face e pescoço cinzas, fronte e coroa brancos, manto cinza escuro, cauda e face superior das asas pretos, face inferior das asas brancas margeadas de negro. Bico maciço cinza-amarelado, com cúlmem e ponta amarelos. Imaturos com bico cinza e ponta preta.

Subespécies

São reconhecidas duas subespécies:

(Clements checklist, 2019).

Alimentação

Alimenta-se de cefalópodes, peixes, crustáceos e tunicados.

Reprodução

Nidifica em ilhas rochosas da Nova Zelândia e Austrália, onde põe 1 ovo, entre segunda metade de setembro e dezembro, com um período de incubação de 68 a 75 dias. São bastante territoriais e defendem seus ninhos com agressividade.

Hábitos

Ave pelágica vive nos oceanos meridionais. Raro em águas oceânicas brasileiras, sendo incomum em todo Atlântico sul. Vivem aproximadamente 40 anos.

Distribuição Geográfica

Encontrado nos oceanos austrais, com vasta distribuição. Na América Latina, visita a costa da Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Ilhas Falklands e Brasil, onde foi encontrado uma fêmea morta na península de Mostardas no Rio Grande do Sul e mais recentemente no litoral norte da Bahia.

Status de conservação: NT ( IUCN ).

Referências

Consulta bibliográfica sobre subespécies:

Galeria de Fotos